6 de fevereiro de 2011

Por que alguns estados dos EUA possuem nome em espanhol?

Se você reparar bem, há muitas cidades famosas (e outras não famosas) dos Estados Unidos que têm nome espanhol. Um pequeno exemplo é: Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e até um estado que se chama New Mexico!!

E a razão disso qual é?

Os Estados da Califórnia, Nevada, Utah, Nuevo México, Arizona, Colorado, Texas,  uma parte de Wyoming, Kansas e Oklahoma faziam parte do território mexicano e nada mais nada menos foram vendidos aos Estados Unidos e o estado de Texas foi de brinde no pacote!

Aí você me pergunta:

Como assim?? O que é que você falou? 

Sim, sim! É pura verdade! Mais da metade do território do México foi vendido aos Estados Unidos em 1848 por 15 milhões de dólares (valor da época). E não foi à vista não! De entrada foram 3 milhões de dólares e o restante em suaves parcelas com os juros de 6% ao ano! E eu que pensava que compra dividida era apenas para nós meros trabalhadores mortais!!!

A venda foi firmada através do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que selou o fim da Guerra México-Estadounidense que teve duração de 11 anos seguidos. Quem assinou o contrato foi o então presidente mexicano Antonio López Santa Anna, que mais tarde ficou conhecido como "El vende pátrias" ou "El traidor". 

Os cidadãos destes estados, que um dia dormiram mexicanos e no outro acordaram estadounidenses tiveram, no tratado, seus direitos civis e propriedades protegidos. Porém, algum tempo depois, o Senado dos Estados Unidos eliminou os artigos 9 e 10, coincidentemente eram os artigos que garantiam estes direitos dos novos estadounidenses.

Um tempo depois houve uma alteração ao Tratado de Guadalupe Hidalgo. Esta alteração fez surgir o Tratado de La Mesilla que vendeu mais 76.845 km² de terra no sul dos estados de Arizona e Nuevo México. O preço foi bem camarada: 10 milhões de pesos mexicanos. E adivinha? O boato que ronda a história é que Estados Unidos mandaram apenas 7 milhões de pesos e, para piorar a situação, o esperto do Antonio López Santa Anna surrupiou 1 milhão para benefício próprio!


A parte branca do mapa indica a parte do território Mexicano que foi vendido aos Estados Unidos.

Por curiosidade, os significados de alguns nomes de cidades/estados estadounidenses:

Colorado: palavra em espanhol que significa vermelho. 

Las Vegas: a palavra vega em espanhol significa terra fértil e húmida. 

Nevada: o estado ganhou este nome por causa da neve abundante no local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra o seu corazón de melón