5 de junho de 2011

Tortilla

O assunto de hoje vai ser a Tortilla (pronuncia-se como "tortidia", pois as letras L quando juntas têm o som de di em espanhol!)

Nada mais justo que começar por este alimento, que é o alimento básico para os Mexicanos e está presente em todas as refeições, desde o café da manhã, até o jantar passando pelo almoço e lanches.

É importante dizer que a tortilla é alimento comum em toda a América Central e que pode ter variações no nome dependendo do país. Mas a origem da mesma é mexicana e é pré-hispânica.

Fazendo uma comparação com a nossa cultura brasileira, eu diria que a tortilla está para os mexicanos assim como o pão está para os brasileiros.

Tortillas de milho amarelo e branco
Há vários tipos de tortillas, que variam de acordo com o ingrediente que leva na sua preparação.Pode ser feita de farinha de trigo (harina), apresentando uma coloração mais clara, quase branca, ou de milho (maíz), apresentando uma coloração amarela, no caso de se utilizar o milho amarelo, branca no caso de se utilizar o milho branco ou azul, no caso de se utilizar o milho azul ou o Huitlacoche, que é o milho que foi cultivado de forma que tenham fungos.

Há outras variações de cores, como vermelhas que levam pimenta vermelha - chile colorado. Aqui em Monterrey, as mais comuns são as de farinha e as de milho.
Tortilla de Farinha

Uma curiosidade é que um dos ingredientes da tortilla é o cal. Em um primeiro momento pode parecer estranho, mas a população tem a vantagem de ter menos osteoporose que o restante dos povos.

Podem ser feitas em casa ou compradas já prontas. É muito comum nos supermercados, na mesma área onde se vendem pães e bolos, ter uma máquina de fazer a tortilla (tortilladora) que funciona a todo vapor o tempo inteiro.

Tortilla Azul
A tortilla pode ter várias variações: se torrada, ela passa a se chamar Tostada, se recheada, ela pode se chamar Taco, Flauta, Burrito, Quesadilla, Chalupa, Totopos, Enchiladas, Enfrijoladas, Enmoladas, Chilaquiles e Sincronizada, o que varia de um para outro são os ingredientes, a preparação e apresentação. Há também a sopa de tortilla!

São muitas variações, afinal, como disse é o alimento básico para os Mexicanos. Nos próximos post's falo um pouco mais das variações que apresenta a tortilla.

Besitos!

Obs: As imagens foram todas tiradas da internet

8 comentários:

  1. Oi!

    Conheci seu blog através do site "Mundo Pequeno - Índice de blogs brasileiros pelo mundo" e adorei o que vi e li por aqui...

    Se der venha me visitar também...

    De Janeiro à Janeiro http://maryalcantaras.wordpress.com/

    Att,

    Mariana Alcântara

    ResponderExcluir
  2. Oi, hoje há um post sobre seu blog na página do Facebook do Mundo Pequeno:
    https://www.facebook.com/#!/mundopequeno
    Também postei um link no Twitter: @mundo_pequeno
    http://twitter.com/#!/mundo_pequeno
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas! Sejam bem vindas. Vou agora visitar o blog e a página do fb. Voltem sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que..? (pronuncia-se como "tortidia", pois as letras L quando juntas têm o som de di em espanhol!) Desculpe, mas isto esta errado. O LL duplo em espanhol nao tem som de DI como vc falou. L duplo nesta palavra em questao: TORTILLA tem som de "i". Leia-se: Tortia e nao Tortidia..!

    ResponderExcluir
  5. Tortilha é a coisa mais prática do mundo, né? Sempre compro nessa fábrica: www.villabuena.com.br
    Na minha cozinha tem receitinhas www.cozinhasilmorelli.wordpress.com
    Bjos, Sil

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, creio que a questão da pronúncia varia muito de país e mesmo dentro de um mesmo país depende da região. Assim, onde eu vivo no México é assim que se pronuncia. De qualquer forma, muito obrigada pelo seu comentário, com certeza ele agregou informação ao blog para sabermos que não é em todas as partes que a pronúncia é igual. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Silmorelli, não há nada mais prático!! Quando bate aquela preguiça de cozinhar arroz, eu recorro à velha e boa tortilla!! Obrigada pela dica da fábrica e das receitas também. Vou correndo lá pegar dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah, foi um prazer e obrigada pela visita!!
    Bjão

    ResponderExcluir

Abra o seu corazón de melón