23 de março de 2011

A mala de mão

Ontem falei sobre como arrumar a mala grande, aquela que vai no porão do avião. E hoje eu voltei para falar um pouco sobre a mala de mão.

Originalmente a mala de mão serve para levar algumas coisinhas pequenas que você pode precisar no meio do caminho, como um livro, computador, uma peça de roupa extra, etc, etc.

No meu caso a mala de mão serve para levar tudo o que eu tenho medo que me roubem gosto muito e  não quero deixar na mala grande.

Infelizmente, a realidade é que em alguns aeroportos (hello, Guarulhos!!), se você coloca qualquer objeto de mais valor na mala grande, a chance dele ser roubado é altíssimo. E não há cadeado que segure a mão leve do ladrão. Quando a mala passa por um raio-x depois que você a deixa no balcão do check in, pode-se ver se tem ou não objetos de valor dentro e, no caso de ter, no caminho da esteira para o avião, o funcionário do aeroporto que quiser agir de má fé, abre a mala e daí pega tudo aquilo que você comprou super barato na sua viagem para o exterior.

Esta imagem foi retirada do blog voumemudar.blogspot.com
Então o que eu levo na mala de mão? Todas minhas bijouterias e jóias, incluindo relógios e tudo relacionado a isto, computador, iPad, dependendo para onde eu estou indo, uma peça de roupa para o caso de a mala grande extraviar, almofadinha para dormir no avião, tapa olhos, tapa ouvidos (ninguém merece viajar ao lado de alguém que ronca!), as bolsas que eu tenho mais xodó, um kit de escova de dentes, pasta de dentes, creme para as mãos, pente, sabonete para lavar o rosto, fio dental, celular, uma pantufinha para usar no avião (para não ter que estar tirando e colocando sapato toda vez que tenho que levantar - por favor, nada de pantufa de bichinhos!). Minha maquiagem também vai junto comigo no avião.

Não se pode esquecer também dos documentos, passaporte, passagem e tudo mais, que também devem ir nessa mala.

Algumas regras devem ser obedecidas neste quesito: a mala de mão tem limite de tamanho, largura e peso. Sugiro que confiram no site da companhia aérea antes de viajar para não ter que despachar tudo aquilo que você separou para levar juntinho de você.

Os líquidos, cremes e produtos pastosos devem, obrigatoriamente (em viagens internacionais) estar em um saquinho plástico transparente com um fecho zip. Isto é muito sério, porque antes de entrar na sala de embarque, a mala passa por um raio-x e se eles encontram algum líquido pedem para tirar e verificam se está no saquinho. Caso não esteja, você tem a opção de jogar aquele creme que tanto ama no lixo!

Ah, e mesmo dentro do saquinho, as embalagens só podem ser de até 100 ml. E preste atenção nisso (mais uma de "aprendi na prática"): se a embalagem for de mais de 100 ml, ainda que tenha apenas um restinho de creme, que não chega nem a 10 ml, não pode passar. O que vale é o que está escrito na embalagem, e não o que contém dentro!

Última dica: leve como bagagem de mão uma mala de rodinhas. Não há nada pior que estar horas em aeroporto esperando a próxima escala com mala pendurada no ombro!

Beijinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra o seu corazón de melón