23 de março de 2011

In an absolut world

Vocês se lembram que eu contei aqui a história de que uma grande parte do México foi vendido aos EUA? Pois então, em 2008, a empresa sueca Vin&Sprit, que fabrica a Vodka Absolut, lançou uma campanha publicitária pra lá de polêmica que provocou a ira dos estadounidenses.


Tratava-se de uma propaganda que passava a ideia que em um "mundo absoluto", os territórios dos Estados Unidos que um dia pertenceram a México, voltavam a fazer parte deste país.

A imagem da campanha é o mapa mexicano de antes do tratado de Guadalupe em que vários estados dos Estados  Unidos faziam parte do território mexicano.

Nem preciso dizer o quanto tudo isso fez acender a ira do povo americano. Foi proposto, por internautas, um boicote à dita vodka e o caso repercutiu de tal maneira que em pouco tempo a empresa se viu obrigada a pedir desculpas públicas e retirar a campanha de circulação.

É, não é fácil aceitar que uma campanha exponha tanto uma história que por si só é polêmica e nebulosa!

2 comentários:

  1. Ola, Fernanda!
    Tudo certinho? Achei o seu blo no "mundo pequeno"e vim fazer uma visitinha.
    Muito interessante o post da polêmica Absolut. E pelas info do seu perfil, parabéns! Valorizo os mesmos.
    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)

    Será um alegria se visitar o meu cantinho virtual.
    Tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa importante. A parte dos EUA que fazia parte dos México não foi comprado pelos EUA. O Tazas se proclamou independente e e pediu anexação aos EUA, e o resto o México perdeu depois da Invasão dos EUA ao território Mexicano, que obrigou o governo a aceitar o tratado de Guadalupe.
    Mas, sua postagem está muito interessante.
    Ass. Emiliano Zapata

    ResponderExcluir

Abra o seu corazón de melón